Inauguração do Pátio de Compostagem da Lapa

(0 comments)

Atendendo à meta 92 do programa de metas do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo, foi inaugurada no dia 15 de dezembro de 2015, a primeira central de compostagem do programa Feiras e Jardins Sustentáveis. Instalado no bairro da Lapa, o pátio piloto em compostagem de FLV (frutas, legumes e verduras) é responsável por compostar os resíduos orgânicos oriundos das feiras livres desta Subprefeitura.

O pátio de compostagem se baseou no método desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina e o CEPAGRO (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo). O método utiliza os resíduos de poda triturada, garantindo a aeração das leiras onde são depositados os resíduos orgânicos. Após os resíduos orgânicos serem depositados, os mesmos são cobertos com poda picada (material estruturante) e palha, permitindo que ocorra a degradação controlada através do processo de compostagem.

O pátio da Lapa servirá de referência para outros pátios e quatro centrais de compostagem que serão implantados na cidade em 2016, descentralizando o processo e diminuindo os custos com transporte dos materiais. Até o fim de 2016 a meta é atender as 883 feiras livres e serviços de poda e jardinagem do município, evitando que 400 toneladas diárias de resíduos orgânicos sejam dispostas nos aterros sanitários. 

Clique aqui para visualizar a matéria completa.

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional